Bebidas que harmonizam com Peixe

  • por

A escolha certa cria sensações inesquecíveis

os peixes, são consumidos pelos humanos desde os tempos antigos, sejam eles de água doce ou salgada, a abundância de espécies fazem com que a diversidade de sabores e pratos com seja enorme.

As carnes brancas caem no gosto de muitos e cada vez mais se populariza no paladar dos humanos, seja pela dificuldade que alguns locais possuem em produzir carne vermelha, ou até mesmo pela facilidade de se conseguir carnes brancas que são muito bem exploradas através de deliciosos pratos culinários.

Geralmente em sua grande parte a carne branca é uma produto mais leve, que pode possuir sabores mais sutís ou mais complexos. No entanto, a baixa quantidade de gordura na maior parte das carnes brancas nos permite criar pratos de diferentes formas. No mundo dos bares e restaurantes, destaca-se muito os petiscos, as entradas, porções de peixes e frutos do mar fritos e até mesmo pratos principais mais gordurosos presente nos bares e restaurantes do mundo!

Outro fator muito importante é o grande crescimento de restaurantes japonês pelo Brasil, o que estimula não somente o conhecimento e consumo da carne branca, como também nos fazem perceber a necessidade de encontrar as bebidas ideais para cada momento.

Criando uma grande experiência.

Por esse mesmo motivo da carne branca ser um alimento leve, quando pensamos em uma harmonização nos deparamos com uma grande variedade de possíbilidades de bebidas que se encaixem com esse tipo de carne.

Bebidas que também sejam leves, com baixo teor alcoólico, gaseificadas, refrescantes e aromáticas , podem se encaixar extremamente bem com peixe. Como é o caso de vinhos brancos, espumantes, drinks, cocktails e muito mais!

Costumamos dizer, que uma harmonização é uma via de mão dupla, ou seja, de um lado você têm que ter uma boa comida, saborosa e bem feita e do outro um drink que acompanhe bem o que você está degustando, seja por uma harmonização de contraste de sabor (onde sabores completamente diferentes quando degustados juntos criam uma sensação prazerosa em nosso paladar) ou até mesmo por proximidade (quando dois sabores próximos criam a experiência completa de uma harmonização, por exemplo: Carne branca com um vinho branco,).

Se no caso, você tiver um prato de comida junto com uma bebida em que ambos briguem no seu paladar, então você não está harmonizando bem sua escolha. A experiência de harmonização deve ser prazerosa, tanto a bebida como a comida devem se encaixar como se fossem algo único.

Por que é tão importante harmonizar a bebida com a comida?

Sabe quando você vai a um restaurante de pizza e bebe junto com a massa a cerveja? já percebeu como você rapidamente se sente “estufado”, muitas vezes fica com “gastrite ou passa mal”?

Isso ocorre pois a comida e a bebida escolhidas não se encaixam bem e passa do ponto de influênciar apenas no paladar mas chega ao ponto de causar um desconforto em nosso organismo para tentar digerir o alimento ingerido.

Portato, harmonizar bem as comidas com as bebidas, nos garatirá uma sensação melhor tanto degustativa quanto em nosso organismo! Saber escolher bem a bebida pode fazer sua simples noite se tornar uma grande experiência.

Se você estiver em um restaurante e não souber o que escolher para harmonizar com o prato escolhido, peça uma ajuda para o garçon, assim ele conseguirá te orientar qual a bebida ideal para aquele momento mas se você estiver na sua casa preparando um pratos de peixes e frutos do mar aqui vai alguns exemplos de drinks e bebidas que se encaixam bem de forma geral com as carnes brancas.

  • Gin Tônicas tanqueray.
  • Tom Collins.
  • Captain Ocean.
  • Mojitos.
  • Mimosa.
  • Bellini.
  • Vinho Branco.
  • Aperol Spritz.
  • Champanhe.
  • Drinks com saquê

Compartilhe bons momentos ao lado de quem você ama, degustando da maneira certa

Além desses existem vários outros drinks e bebidas que podem se encaixar bem com peixe e frutos do mar mas você notou que existe uma certa proximidade entre elas? O fator refrescância fala alto nesse caso. Com isso você entende que a refrescância pode ser obtida através de bebidas pricipalmente gaseificadas que criam a sensação de leveza no paladar.

Você pode até gostar de beber uma caipirinha com uma porção de camarão na beira da praia e isso não é errado mas já experiementou um “Tom Collins” ou champanhe nesse mesmo momento? Se experiementar, sua concepção sobre harmonização com certeza irá mudar. não tenha medo de experimentar novos sabores, faça testes, busque tentar combinar seus pratos com as bebidas certas, e logo logo você saberá escolher facilmente a bebida ideal.

Lembre-se sempre que nunca saberemos se fica bom ou não uma combinação, se não experiementarmos novas possibilidades.

Agora que você já sabe um pouco mais como harmonizar uma boa bebida com um prato de peixe, diz pra gente, qual sua combinação predileta?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *