O que são essas Técnicas?
As técnicas de preparo de drinks e cocktails são basicamente a forma que utilizamos para poder preparar essas bebidas. Trowing, batidos, mechidos, montados e demais são exemplos de como utilizamos determinada técnica para preparar e melhorar a experência das pessoas ao degustarem os drinks e cocktails.
Saber dominar ccada técnica garante que as percepções dos drinks sejam mais aguçadas, já que há usamos para ressaltar suas caracteristicas principais como sabores, aromas, texturas, diluição e muito mais.
Batidos
Os drinks batidos, como seu proprio nome, já diz são batidos na coqueteleira. No caso esse tipo de técnica visa deixar a mistura do drink mais homogênea, podendo assim ressaltar sabores mais sutís devido a essa mistura mais intensa provocada pelo “shakeamento” (movimento provocado pela movimentação da coqueteleira para misturar os ingredientes dentro dela) .
Essa técnica também possibilita que a mistura fique mais gelada comparando com as demais técnicas, além disso o fato de shakearmos o drink possibilita que ele crie texturas mais cremosas, por isso ela é bastante utilizadas para drinks que tenham essa caracteristica, como é o caso do famoso Whisky Sour.
Mexidos
Os drinks mexidos, no caso podem ser feitos tanto na coqueteleira, quando no Mixing Glasses, ou até mesmo no proprio copo do drink, no entanto, ele não pode ser shakeado e para que sua mistura fique homogenea utiliza-se uma colher bailarina para fazer a mistura dos ingredientes!
Um exemplo super prático de utilização dessa técnica é a nossa famosa caipirinha, nosso drink brasileiro, em sua forma clássica é feita diretamente no copo e de forma mechida, depois que adicionamos o limão, chachaça, gelo e acuçar, misturamos todos os ingredientes com uma colher. E de preferência, deixamos um mexedor dentro do copo, para que a pessoa que for consumir o drink, possa continuar mexendo, já que isso é uma tradição cultural bem forte com nossa caipirinha!
Outro cocktail bastante famoso, e que utiliza essa técnica é o Dry Martini, onde a mistura é preparada em um mixing glasses e depois é transferida para a taça Dry.
Montados
Já os drinks montados, se caracterizam por serem preparados diretamente no copo que será servido. Que por sinal, não utilize nenhuma das demais técnicas. Sendo assim, escolhemos o copos que iremos preparar nosso cocktail simplesmente adicionamos os ingredientes, como gelo, destilados, e demais bebidas.
Por sua vez, drinks que possuem essa técnica utilizada, tendem a ressaltar as notas dos destilados com mais “força”, como é o caso do Negroni, Old Fashined, e muito mais!
Throwing
Essa técnica é uma das mais bonitas em toda a coquetelaria, e com certeza atrai os olhos de quem está no bar, para ver o bartender preparar o drink.
De um shaker para outro (coqueteleira para outra) o liquido é transferido. Quanto maior é distancia que o liquido é transferido para o outro shaker, mais aerado fica o drink, portanto com uma característica mais cremosa, além da mistura ficar mais homogenea do que se fosse transferido com pequenas distâncias.
Um dos grandes clássicos, conhecidos por ser preparado com essa técnica é o Blood Mary, e cá entre nós, uma técnica dessa, sendo usada para preparar um drink laranja, fica pouco chamativa não é mesmo?
Além disso, como se não bastasse a dificuldade de realizar os movimentos, os bartenders ainda buscam deixar mais dificil, girando o corpo, com grandes distâncias e até mesmo modificando a forma de jogar o liquido de um shaker para outro.
Mas e aí, qual é a técnica que você mais viu até hoje, e qual você acha que é a mais interessante?