Balcão, a diferença entre a excelência e o caos do seu casamento.

  • por

A decisão certa está em suas mãos.

Já pensou em um buffet de pizza, atendendo em uma festa de 600 pessoas com o forno de um fogão para assar as pizzas? Qual seria sua reação vendo isso? Você acha que daria certo servir seus convidados com essa estrutura?

Bom, isso acontece frequentemente com os serviços de bar de diversas empresas.

Hoje, depois de conversar com diversas referências no mercado de bares e bebidas, com diversos fornecedores e até por experiência própria, posso dizer que esse é um dos maiores problemas que as empresas de bar enfrentam atualmente.

Mas antes vou me apresentar a você, noiva ou noivo que não quer ter imprevistos em um dos diais mais mportantes da sua vida que é o tão sonhado casamento.

Me chamo Gustavo Santana, sou um dos sócios e fundador da DIP Drinks, empresa de bares e bebidas que atua desde 2017 no mercado de eventos sociais e corporativos. Já tive a oportunidade de trabalhar em bares fixos e de eventos, em diversas empresas de pequeno e grande porte até fundar minha própria empresa em 2017.

Bom, conforme no exemplo citado acima, o serviço de bar para ocorrer bem deve possuir uma estrutura adequada, para garantir que seus convidados sejam atendidos com excelência, sendo muito bem servidos e com alta agilidade, principalmente em festas com um alto número de convidados. E quando falamos desse ponto nos referimos específicamente aos balcões de bar.

Para você entender melhor o que estou falando vou ser um pouco mais técnico.

  • Bares profissionais, com balcão e ante balcão, o que permite que a zona onde o bartender prepara o drink nunca entre em contato diretamente com onde seu convidado se aproxima para pegar a bebida. (basicamente é aquele balcão que possui a bancada do bartender para preparar os drinks e uma bancada um pouquinho mais alta que é onde ele serve os drinks do seu convidado, apoia fruteiras e demais).
  • Bares estilo americano (são bancadas que não possuem o ante balcão “parte mais alta” dessa forma, o local onde o seu convidado se aproxima para pegar o drink é o mesmo onde o bartender prepara a bebida.
  • O ponto positivo é que ele permite que o ambiente seja mais organizado e limpo durante a festa, ajuda o bartender a possuir mais espaço de trabalho e uma estrutura mais planejada, o que permite preparar os drinks com mais agilidade e qualidade durante o trabalho prestado.
  • O ponto negativo é que esse tipo de bar costuma necessitar de uma quantidade de módulos maior e uma maior logistica para montagem, o que demanda um tempo maior de preparação com a festa e disponibilidade de espaço.


  • O ponto positivo é que ele fica mais bonito aos olhos de quem ve o serviço, já que as bebidas, frutas, copos e demais materiais são colocados todos em cima da bancada, o que dá a impressão de uma bancada mais bem decorada.
  • O ponto negativo é que ele costuma começar lindo e maravilhoso, mas depois de um certo tempo de festa, acaba sendo dificil de manter a aperência bela, já que a sujeira e reposição dos materiais começam a trazer dificuldades no decorrer da festa, justamente por não ser um bar profissional e mais ser uma estrutura “bancada” do que um bar em sí.

Bom, basicamente a escolha de balcão irá influenciar diretamente no serviço de bar que você contratou.

Hoje, nós costumamos nos deparar muito com a escolha de balcões de bar sendo feitas por decoradores, com o intuíto de tornar a decoração toda harmoniosa por completo.

Não que isso seja errado, mas muitas das vezes alguns decoradores não conhecem profundamente as necessidades do serviço de bar e se preocupam apenas com a beleza, o que pode tornar aquele serviço dos sonhos em um perfeito caos. Conforme havia dito acima, é a mesma coisa que você dar um forno de fogão para um buffet de pizza assar as pizzas em uma festa grande se não souber escolher corretamente o balcão que irá fornecer para a equipe de bar.

Sendo assim fica nítido que esse é um ponto muito importante a ser verificado no serviço de bar da sua festa até porque o ambiente de bar pode ser considerado um dos mais requisitados pelos convidados durante um casamento.

Como recomendação para essa situação eu diria para você, noivo ou noiva, se certificar que a empresa de bar que você contratou realmente possui familiaridade com a estrutura de bar que ela irá trabalhar e principalmente que saiba trabalhar bem com aquilo que está sendo proposto para ela realizar o trabalho prestado. Dessa forma costumamos dizer que optar por mudar o modelo do balcão definindo isso somente com o decorador sem previamente ter conversado com sua equipe de bar pode trazer grandes problemas para sua festa.

Entenda o seguinte, cada fornecedor que você contrata possui uma especialidade e interferir diretamente na sua maneira de trabalho pode ser a diferença entre o serviço perfeito e o caos total.

Na realidade:

Não existe um balcão ruim.

No nosso caso, sempre otamos por balcões profissionais, pois entendemos que esse tipo de estrutura nos permite explorar muito mais a qualidade do serviço prestado aos clientes e convidados. No entanto também estamos preparados para trabalhar em um balcão americado.

O que você deve se atentar é se a empresa que você contratou sabe realmente realizar um bom trabalho independente da estrutura escolhida. Mas e aí, depois de você ter entendido essa necessidade do serviço de bar do seu casamento, você irá confiar 100% no seu decorador ou pedirá a opinião da empresa de bar da sua festa?

Bom nesse caso o ideal é você respeitar a forma de trabalho dela e se realmente quiser aquela empresa manter conforme está.

Por exemplo: Imagine que a empresa trabalha somente com balcões profissionais, você acha que alterar irá dar certo? Já te adianto que com certeza não, e isso será um belo teste que a empresa fará no seu casamento. Convenhamos que você não quer contrar uma empresa que está “testando” a forma de serviço bem na sua festa não é mesmo?

Nesse caso, você pode procurar com seu decorador modelos de bar que são profissionais mas que se adequam ao que a a decoração específica, e em último caso, se não houver um modelo específico que você achou, busque manter um que se ambiente bem e você possa pedir a ajuda do decorador para ambienta-lo, como é o caso de incluir decorações, fundos atrás do balcão e diversas outras coisas, para tornar aquele bacão “não tão ideal” em algo mais sua cara.

Agora, conta aqui pra gente, o que você achou dessas dicas? Acredita que consegue encontrar a solução ideal para sua festa?

Para mais informações e conhecer um serviço de excelência conheça nossos serviços sendo atendido por nossos colaboradores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *