O momento ideal de abrir o bar na festa de casamento.

  • por

Não corra o risco de cometer um enorme erro na sua festa de casamento.

Quando falamos desse tema, falamos de um assunto bem complexo e que com certeza você deve entender todos os detalhes para não correr o risco de tornar a sua festa de casamento um caos.

Primeiramente para começarmos a conversa, precisamos entender basicamente que existem 2 tipos de recepção que o bar pode proporcionar aos seus convidados.

Esse é um termo usado para diversos serviços, mas quando falamos dele específicamente para o serviço de bar, como o próprio nome já diz é o drink de “bem vindo”, ou seja, o serviço que se inicia no momento em que seus convidados chegam na festa de casamento para se acomodarem no ambiente da festa.

Dentro do serviço Welcome Drink, você pode escolher fazer ele com drinks leves de entrada, utilizando por exemplo um espumante ou até mesmo um drink específico somente para aquele momento.

Já por outro lado você também pode optar por já abrir o bar por completo. Tornando assim o serviço de bar como um “welcome drinks”. Este por sua vez é o serviço mais pedido pelos noivos e também é o menos complicado dentre as duas possíbilidades.

Já segunda forma de se abrir o bar, um pouco mais complicada, é quando os noivos escolhem iniciar o serviço de bar depois de um certo tempo de festa, as vezes para tornar esse momento como uma atração especial na festa ou até mesmo para que ele se inicie com demais serviços como usualmente é combinado com a abertura da pista de dança/ banda de música ou DJ.

Nesse caso, a abertura do bar já se torna algo mais complexo e você deve estar atendo à alguns detalhes para não ter problemas com essa forma de iniciação caso escolha ela.

Estou me referindo basicamente ao seguinte; quando falamos de abrir o bar um certo tempo depois de inciar a festa, como por exemplo 1 ou 2 horas após a recepção dos convidados, devemos entender também que a ansiedade dos convidados para experiementar os drinks se torna a “flor da pele” e essa ansiendade é tamanha, que no momento em que o bar é aberto, é comum que o público se direcione totalmente pra o bar, o que pode acarretar grandes filas e atraso nos drinks caso a equipe não esteja preparada para atender a esse grande volume de convidados logo de ínicio. Outro ponto muito interessante de se pensar nesse caso, é que se você decidir abrir o bar um certo tempo depois da festa ter iniciado, você deverá ter escolhido outras bebidas para serem servidas nesse meio tempo e consequentemente deve se certificar de que essas bebidas aguantarão o tempo total de festa já que sem o bar o consumo das mesmas nesse primeiro momento de festa será altissímo.

… o momento de abrir o bar é aquele que o cliente achar ideal de acordo com o que ele gostaria na festa, mas a equipe certa de bar é o que dirá se a escolha foi bem feita ou não…

Gustavo Santana

O quero dizer com isso é que nesse ponto, se você optar por abrir o bar um certo tempo depois na festa, você deve se certificar que a empresa que você contratou para realizar a festa do seu grande dia realmente possui estratégias para dominar essa questão no momento de abertura do bar.

-Á Gustavo, mas como vou saber se a empresa sabe ou não lidar com isso?

Para essa pergunta a resposta é bem simples. Basta você conversar com a empresa que está contratando e perguntar-la como ela irá agir na hora de abrir o bar.

Se por ventura você perceber que a mesma já não sabe como esclarecer esse assunto pra você, cuidado, definir essa abertura posterior com essa empresa pode ser um risco para o seu casamento.

  • Bom, o primeiro fator é as grandes filas que podem ocorrer durante o evento todo, e eu digo “evento todo” pois uma vez que o bar começa acumular pedidos, é extremamente difícil voltar a rotina comum e tranquila durante a festa.
  • O segundo fator é a perca na qualidade dos drinks servidos, já que devido a grande demanda, muitos bartenders começaram a “nadar” (termo que usamos quando não damos conta de atender a demanda da festa), e dessa forma, devido a pressão dos convidados e a pressa para servir os drinks acarreta em preparações mal feitas dos drinks.
  • E o terceiro fator e não menos importante é a perca de uma boa experiência com o serviço de bar, já que seus convidados começaram a ficar irritados e não poderão curtir bem a festa por passar muito tempo no bar para pegar um drink.

-Demora tanto tempo assim para os convidados serem servidos?

Bom, isso é relativo. O que você deve entender é que em média um drink leva de 30 segundos á 1 minuto e meio dependendo do menu escolhido para ser elaborado e servido.

Agora imagine uma fila cheia de convidados, onde cada um começa a pedir 3, 4, 5 drinks ao mesmo tempo (coisa que costuma ocorrer quando o bar fica muito cheio e os convidados começam a pegar bebidas para outros cnvidados quando demora muito para serem atendidos).

Com certeza o atraso pode ser grande, e seus convidados podem facilmente passar mais de 30 minutos esperando por uma bebida. Mas para isso, fique tranquilo(a) que eu te ajudarei a entender melhor sobre esse tema e te mostrar que existe uma solução que você pode verificar com seu fornecedor antes de escolher o bar do seu casamento, para que você não tenha que passar por essa experiência deságradavel em um dia tão importante da sua vida.

Especialidade na arte de servir drinks.

Os aspectos que você deve verificar com seu fornecedor caso queira abrir o bar depois de um certo tempo de festa são os seguintes:

  • A quantidade de bartenders fornecidos pra minha festa consegue suprir a demanda dos meus convidados?

A média de atendimento de 1 bartender é para cerca de 50 convidados na festa, para festas que os convidados consomem muito os drinks do bar, essa média pode chegar até 1 bartender a cada 30 convidados.

  • O serviço de bar contratado consta com demais colaboradores que irão repor os insumos para os bartender “os famosos barbacks” para que os bartenders não precisem parar de servir os convidados para repor insumos no bar nesse primeiro momento da festa?

Esses profissionais são um dos mais importantes no serviço de bar, pois são eles quem ajudam a manter a eficiência do serviço durante o trabalho prestado.

  • Como irá funcionar a abertura do bar? Os bartenders irão fazer os drinks conforme os convidados chegam ao bar para pedir ou eles irão fazer um grande volume de drinks já para entrar na festa e não ter risco de gerar uma enorme fila?

Empresas que sabem atender bem diante dessa situação com certeza irão solucionar esse possível problema em minutos na sua festa.

Afinal, o que quero que você noivo(a) entenda é que uma equipe preparada e capacitada pode ser o grande diferencial da sua festa nesse ponto. Por isso, tome cuidado com aquelas famosas empresas que dizem que “alguns bartenders” conseguem atender a demanda. Pois na maioria dos casos isso não acontece.

Sabemos que muitas empresas fazem isso para conseguir um preço mais acessível aos clientes. No entando, elas acabam prestando um mal serviço justamente pela falta de mão de obra. E isso, infelizmente muitos noivos passam despercebido, justamente por confiar na empresa e acharem que será tudo perfeito no dia.

As vezes, algumas pessoas me questiona nesse assunto. Pessoas que também trabalham na área e até mesmo alguns noivos e clientes que dizem que não têm problema ficar uma “filinha” na festa. Porém, acontece que quando trabalhamos com excelência buscamos prestar um serviço perfeito. E eu já passei pela péssima experiência de esperar um longo tempo fora da pista de dança para pegar um drink, e com certeza não quero entregar isso aos meus amigos e clientes.

Por isso, te darei uma ajuda de ouro. Procure por empresas realmente capacitadas e que são transparêntes com você, para não ter a falsa sensação de um serviço bem feito.

Dessa forma, aproveito para dizer que o fator principal para abrir o bar no momento ideal do seu casamento não é nem tanto o momento escolhido, mas sim a empresa que estará responsável por prestar o serviço a você.

Pensando assim, fica nítido que contratar uma empresa assim fica mais caro do que contrar uma que trabalha com menos mão de obra. No entanto, se você não tiver um orçamento para investir nesse tipo de serviço mais caro, então recomendo você optar por iniciar o serviço de bar da sua festa logo no começo mesmo, assim você evita problemas com relação a essa parte tão importante do serviço prestado.

-Mas Gustavo como posso confiar no que você diz?

Bom, para essa pergunta eu costumo ser extremamente transparênte com meus clientes e amigos, com isso quero ser transparente também com você pois esse é um dos pilares e ideais da minha empresa “DIP Drinks”.

Eu sei disso exatamente pois já sofri na pele a dificuldade de entregar um serviço bem feito a meus primeiros clientes quando comecei na carreira justamente por pecar na quantidade de mão de obra pela falta de conhecimento na época.

Hoje com mais de 7 anos de experiência e diversos eventos realizados, pude aprender com os erros e não cometer mais esse problema. Por isso tenho segurança suficiente para dar essa informação a você sem medo de errar no que digo.

Mas agora eu te pergunto, você está confiante com a empresa que contratou para abrir sua festa? Se sim, nos diga como ela te ajudou com isso? Se não, repense se sua escolha de momento ideal de abertura do bar pode dar certo ou não com a empresa escolhida.

Quer conhecer mais nossa empresa e forma de trabalho? Clique no botão abaixo e seja atendido(a) por um de nossos colaboradores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *