Jack Daniel’s

  • por

Mais do que uma marca, um estilo de vida.

Em meados de 1850, antes de se tornar adolescente Mr. Jack saiu de casa para trabalhar na fazenda do reverendo Call, próximo a Lynchburg no Tennessee. Sua convivência com a madrasta não era das melhores e isso também se tornou um motivo para Jack sair de casa.

Ao começar a trabalhar na fazenda de Call, Jack começou a demonstrar interesse por aprender sobre a destilaria que tinha na fazenda. Esse foi seu primeiro contato com a destilação de whiskey.

Na época, quem tomava conta da destilaria de Call era um escravo chamado Nathan Green, mais conhecido como Nearest. Ambos “Nearest e Call” foram os responsáveis por ensinar Jack a como fazer Whiskey e como sabemos, isso não demorou muito para virar uma paixão para Jack.

Nesse período estava acontecendo uma guerra civil e o responsável pela destilaria era o escravo Nearest. Com o passar do tempo, logo ao final da guerra, Call decidiu vender a destilaria.

Jack por sua vez, foi quem comprou. E juntamente com Nearest ambos começaram a trabalhar ainda mais na destilaria, agora Nearest era um homem livre e isso fez com que Jack o nomeasse como mestre destilador e assim a destilaria passou a ter nome “Jack Daniel’s”.

Nearest trabalhou com Jack até 1881 quando o mesmo mudou as operações para a Gruta Spring Hollow. Lá os filhos e netos dele continuaram a tradição da família Green. Desde então, mais de 150 anos se passaram em que Nearest e Jack começaram a fazer whiskey juntos. Até hoje sempre houve um membro da família Green trabalhando na Destilaria Jack Daniel’s.

Whiskey com sabores e aromas inconfundíveis

A água com que é feito o whiskey Jack Daniel’s é o elemento primordial, ela é obtida das profundezas da superfície, em uma caverna! Água cristalina, pura, limpa e fresca.

As camadas de pedra calcárea da caverna têm um papel importantíssimo sobre a água, elas adicionam naturalmente minerais a água que contribuem para a personalidade da marca. Além do mais, a pedra remove o ferro presente, o que é essencial para quem produz whiskey!

Essa Caverna com características tão importantes para a produção dos whiskeys Jack Daniel’s fez com que Jack comprasse a gruta e as terras aos arredores, por U$2.148,00 dólares o que na época era uma fortuna.

Um fato interessante é que todas as garrafas de Jack Daniel’s vendidas pelo mundo são feitas desta fonte!

Método de produção Jack Daniel’s

Uma vez que se destila o whiskey a 70ºC, ficando cristalino e não envelhecido, ele é enviado para o processo mais importante da marca, o processo no qual o whiskey Bourbon passa a ser Tenesse.

Quando falamos em whiskey Tennessee, devemos entender que existe um processo no qual o destilado é submetido que modificam suas características se comparado aos whiskeys Bourbons. Basicamente no processo Tennessee de gota a gota o destilado é despejado sobre carvão vegetal de produção própria Jack Daniel’s, essa etapa demora certa de 5 dias e quando acaba o whiskey se transforma, trazendo a suavidade no paladar! O carvão vegetal funciona como uma espécie de filtro, no qual são retiradas impurezas e punch no destilado.

l

Em St. Louis, no Missouri, no ano de 1904 ocorria uma feira mundial que visava apresentar as inovações da ciência e cultura. E Mr. Jack decidiu participar levando uma carroça cheia de garrafas quadradas com whiskey Jack Daniel’s.

Muitos curiosos e juízes experimentaram seu whiskey, e sua característica inovadora de suavização do destilado em carvão vegetal fez com que ele se destacasse entre os 24 selecionados do mundo. 5 dias depois Mr. Jack voltava a sua casa com uma medalha de ouro e diversos pedidos pelo seu whiskey Tennessee. (A primeira medalha de ouro de sete).

No início o whiskey era vendido em barris ou em jarros de barro, se o dono da loja quisesse vender em garrafas ele mesmo teria que enche-las. Mas isso teve que mudar para que a marca começasse a ser bem reconhecida. Foi então que o sobrinho de Jack deu uma ajudinha e o orientou a já engarrafar o destilado na destilaria mesmo. A escolha da garrafa não foi nada fácil, dentre tantas as opções Jack gostou de apenas uma, “uma garrafa quadrada para um cara quadrado como eu” e a partir disso, você já conhece qual modelo foi escolhido. Desde 1895 o whiskey é engarrafado no modelo quadrado.

Tempos Difíceis

Em 1906 Mr. Jack vem a óbito, depois de contrair uma infecção ao chutar seu cofre para tentar abri-lo. Após seu falecimento quem assume o comando foi seu sobrinho “Lem Motlow” e seu irmão “Jess Motlow”

Tempos difíceis para a compania Jack Daniel’s chegaram e em 1919 com a lei seca, nesse período Jess não podia vender legalmente seus suprimentos de whiskey, (o mercado inteiro de bebidas alcoólicas sofria com a proibição nos Estados Unidos, desde bares, destilarias, e até mesmo fornecedores agrícolas dos insumos necessários para produzir as bebidas) então Jess o armazenava em Cincinnati, Brimingham e St. Louis. E por vários anos o whiskey acaba sendo nada.

Em 1933 a proibição é revogada, mesmo assim levou anos para Jess retomar a produção, já que os produtos e ingredientes ainda estavam em falta. Mas aos poucos a marca foi se reerguendo e vendendo cada vez mais. Oitenta e dois anos depois, a marca já estava novamente consilidada e era hora de lançar um novo rótulo.

Em 1988 Jimmy Bedford mestre destilador apresenta para o mercado americano o Gentleman Jack, que foi inspirado pelo mestre destilador original e fundador, ele passa por duas suavizações em carvão de maple, com aroma de carvalho, equilibrado com notas de caramelo e baunilha.


No ano de 1997 são extraídas e engarrafados dos melhores barris e selecionados pelo próprio Jimmy as primeiras garrafas de “Single Barrel Select”. Com um teor alcoólico de 47%, ele leva notas sutis de caramelo e especiarias, notas frutadas, intensas e aromáticas.


Em 2011 a Marca lança sua primeira edição com sabor!

Uma combinação de “Jack Daniel’s Tennessee” com um licor de mel de fabricação própria, nasce então Jack Daniel’s Tennessee Honey, com um sabor muito mais doce e sutil.

Aliás, além das inovações com os rótulos, a marca também começou a se atentar ao preparo de drinks e coqueteis, para que assim aumentassem seu consumo. A partir deste rótulo, se deu a criação de um drink muito famoso da marca. O “Jack Lemonade”.


Em 2015 foi lançado o Tennessee Fire, que é uma combinação de Jack Daniels Old no.7 com um licor picante de canela, destilado com um final surpreendentemente suave.


Quatro anos depois, já em 2019 nasce mais um rotulo, feito do único Jack Daniels Tennessee whiskey combinado de maças verdes frescas, obtendo um sabor refrescante e instigante, o que trouxe um toque ousado para a marca. Esse é o “Jack Daniel’s Tennessee Apple”.

Hoje a marca é presente no mundo todo, sendo um dos whiskeys mais prestígiados no mercado e preferido entre os consumidores, há quem diz que Jack Daniel’s, não é apenas um whiskey, é um estilo de vida, uma forma de se expressar e uma cultura a ser seguida.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de conhecer os drinks da marca, “Clique aqui” para aprender as receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *