Bloody Mary

Um clássico com sabor inconfundível

Que o drink é exótico, isso você já sabe! Sua cor, guarnição e sabor são as características principais que nos chama atenção!

Uma das histórias mais contadas a respeito deste cocktail é que o Bloody Mary foi criado em um bar em Paris ´´Harry’s New York Bar’’ na década de 1920, pelo bartender Fernand Petiot, que teria recebido um pedido por americanos para fazer um drink que disfarçasse a aparência e o aroma do álcool. A ideia de disfarçar o aroma e sabor do álcool se deu pois os americanos queriam levar a bebida para os Estados Unidos, que na época sofria com a lei seca.

O Maria Sangrenta ou mais conhecido como “Bloody Mary” ao que parece foi inspirado em uma atriz do cinema mudo, Mary Pickford. Outros já contam que foi por conta de uma garçonete do bar “Bucket of Blood” na cidade de Chicago, pois o apelido dela era Blood Mary. Aliás há relatos que associam no nome “Bucket of Blood” (Balde de Sangue) como sendo o primeiro nome dado ao famoso clássico Bloody Mary.

O sabor de tomate dominou o mundo

No entanto, sempre há uma história que se destaca mais, quando falamos neste drink, talvez a história mais difundida sobre o nome escolhido é que ele foi inspirado na Rainha Maria 1° da Inglaterra. A composição e estética do drink faz alusão a monarca britânica, que era destemida e furiosa.

A Rainha Maria 1° teve uma infância muito difícil sendo até mesma rejeitada pelo seu pai “Henrique XIII”, já que ele desejava um filho(homem) para assumir o trono.

Seu pai queria se separar da sua mãe Catarina para se casar com Ana Bolena filha de um duque. Porém, a igreja católica não permitia essa união. Então Henrique VIII rompeu laços com a constituição católica e criou sua própria religião, a igreja anglicana, que permitia a separação. Para Ana Bolena a história não teve um bom desfecho, ela acabou sendo executada após a acusarem de adultério.

Durante a sua vida, Henrique VIII teve seis esposas. Com seu falecimento em 1547 d.C. o conselho assumiu o poder da Inglaterra até que Eduardo VI, o herdeiro do trono que era filho de Jane Seymour (uma das suas mulheres) atingisse a maioridade. Mas, Eduardo morreu aos 15 anos. Antes de morrer, ele indicou sua prima Joana Grey para sucede-lo ao trono, Eduardo temia que Maria assumisse seu lugar e instalasse novamente o catolicismo na Inglaterra!

Depois do anulamento do casamento dos pais de Maria, ela passou a ter direito ao trono! Anos depois cansada de ser isolada e injustiçada, Maria invadiu Inglaterra com um exército de devotos a sua mãe Catarina e destronou Joana Grey e a executou.

Enfurecida e traumatizada com que sofreu, não mediu esforços para destruir opositores. Ela travou batalhas e declarou mais de 300 execuções em apenas 5 anos de reinado! Assim nasceu a fama de Bloody Mary, a “Maria sanguinária”!

Nessa época, um drink muito famoso explodia pelos bares de Boston, o “Bloody Mary”, um drink que em sua receita levava as características da Vodka e Pimenta.

  • 45 ml de Absolut Vodka.
  • 90 ml Suco de Tomate.
  • 15 ml Suco de Limão Fresco.
  • 2 gotas Molho.
  • Inglês Tabasco, Aipo Sal, Pimenta (A gosto).

Hoje com a grande variedade de drinks e cocktails presentes no mercado, é notável que diferentes marcas e tipos de destilados queiram fazer parte nas receitas de grandes drinks. Por isso conhecemos variações de destilados nesse grande clássico.

O Red Snipper é uma variação do famoso clássico Bloody Mary, no entanto, no lugar da vodka substituímos por gin!

  • 30 ml de Gin London Dry Tanqueray.
  • 120 ml de suco de tomate
  • 15 ml de suco de limão
  • 7 gotas de molho de pimenta
  • 4 pitadas de molho inglês
  • Sal com aipo (salsão) a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

  A história conta que Fernand Petiot, o bartender criador do Bloody Mary, decidiu sair da França e ir trabalhar em Nova York. Chegando na cidade ele assumiu o balcão do histórico bar St. Regis Hotel.

Na época, a vodka ingrediente base do Bloody Mary era pouco consumida em território americano, por isso Fernand decidiu substituir a Vodka por Gin e dessa forma nomeou o novo drink como “Red Snipper”.

E o resultado desse famoso clássico você já conhece.

Curiosidade:

Esse cocktail “Bloody Mary” foi um grande resposável para uma famosa marca de vodka, a Absolut Vodka, criar uma das idéias mais inovadoras no mercados de destilados no mundo! Ainda não conferiu este conteúdo? então clique no link acima e veja só essa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *