Por dentro do Mundo Tanqueray
Um gin de altissíma qualidade
História
A marca de gin Tanqueray surgiu em 1830, fundada por Charles Tanqueray, que na época possuía apenas 20 anos de idade.
Charles Tanqueray era descendente de David Tanqueray, membro real da família inglesa. Charles buscou o caminho de produzir um gin de altíssima qualidade em Bloomsbury, distrito próximo a Londres, devido ao fato de querer produzir um gin melhor do que Alexander Gordons e Felix Booth, destiladores de gin de sucesso na época. Em sua composição era utilizada água de Finsbury Spa, água que segundo pesquisadores possuíam poderes revigorantes.
Nessa época o Gin tanqueray era disparado o melhor da região, seu nome Tanqueray London Dry Gin se refere não devido a sua localização mas sim seu modo de produção. Um fato interessante é que a garrafa na qual a bebida era vendida fazia alusão aos hidrantes ingleses do século 18, que posteriormente se tornou uma identidade característica da marca que a distinguia das demais do mercado.
A expansão de Tanqueray pelo mundo
Da Inglaterra para mais de 120 países
Em meados de 1847 o Gin Tanqueray começou a ser exportado para as colônias britânicas devido a alta demanda pelo consumo de gin. Dessa forma, não demorou muito para ele ganhar espaço e tornar-se o gin favorito dos fazendeiros jamaicanos.
21 anos depois ocorreu a morte de Charles Tanqueray em 1868, com isso seu filho Charles Waugh Tanqueray foi quem assumiu o comando da destilaria.
Mais a frente em cerca 1920 com a grande aceitação da bebida Martini nos Estados Unidos o consumo de Gin Taqueray aumentou muito devido a uma mistura que rapidamente caiu no gosto popular na qual conhecemos hoje como o famoso drink “Dry Martini”. Que leva em sua receita:
- 60 Ml de Gin.
- 10 ml de Vermouth Seco.
- 1 zest de limão.
- 1 azeitona no palito.
Um dos clássicos mais famosos no mundo!
Tempos Difíceis
A guerra que quase acabou com a história de Tanqueray
Na segunda guerra mundial, a destilaria Tanqueray foi completamente destruída por inúmeros bombardeios e único tanque que ficou intacto foi o “Old Town”, que ainda hoje é utilizado na produção de gin Tanqueray em Cameron Bridge, uma pequena Vila escocesa.
Após a guerra, a partir de 1951, o tradicional Gin Tanqueray London Dry passou a ser vendido na sua icônica garrafa verde que conhecemos até hoje. Nas décadas de 1950 e 1960 com a explosão dos cocktails nos Estados Unidos a marca tornou-se ainda mais famosa por ser ingrediente chave em muitos cocktails famosos e ao final da década de 1970 mais de 1 milhão de caixas de Tanqueray já eram vendidas pelo mundo.
Chegando na década de 1990, ou mais precisamente ao final de 1989 a marca decidiu entrar em um novo segmento de destilados, o da vodka. Com isso foi criado um novo rótulo que conhecemos hoje como Tanqueray Sterling, uma vodka disponível em duas versões, a original e cítrica. Que foram desenvolvidas especialmente para o mercado americano.
Já em 1997 a marca lançou o Malacca Gin uma bebida como alternativa do London Dry Gin, a diferença é que nesse caso, foram diminuídas a presença de zimbro dando maior ênfase na presença de cítricos. Resultando em um gin mais suave, doce e frutado.
No entanto a vida desse gin foi curta e logo em 2001 foram interrompidas as produções. Mesmo assim esse pequeno período serviu para dar uma grande visibilidade para a marca novamente, já que o produto foi muito bem aceito pelos bartenders.
Depois de alguns anos este Gin seria relançado novamente, mais específicamente em 2013, só que dessa vez como uma edição Limitada.
No ano de 2000 o Tanqueray No. Ten foi introduzido no mercado americano. Um rótulo super premium da marca Tanqueray que possui qualidade superior ao apresentado no Tanqueray London Dry que se caracteriza por um sabor mais suave. Esse gin leva uma mistura dos mesmos quatro botânicas do London Dry, no entanto, há à adição do “coração cítrico” uma mistura de frutas frescas como: grapefruit, laranja, limão e que passa por um processo rigoroso de destilação no qual a última delas é utilizada flor de camomila.
Depois de lançado, nos anos seguintes o Gin No. Ten conquistou inúmeros prêmios internacionais, devido a não somente seu sabor excepcional, como também sua moderna garrafa, que utilizou a silhueta clássica das coqueteleiras dos anos de 1920 como inspiração, auge do movimento ART Deco e da era de ouro dos coquetéis.
No verão de 2006 a marca introduziu exclusivamente para o mercado americano, o Tanqueray Rangpur Gin, um gin que leva também em sua composição a presença dos 4 botânicos de Tanqueray London Dry mas que além disso possui um sabor cítrico bastante acentuado que leva em sua composição limas de rangpur (limão cravo da índia), gengibre e folhas de louro. A receptividade do produto foi tão boa que hoje ele pode ser encontrado facilmente em todo território americano.
Diferenciais de Tanqueray
Atualmente o Gin Tanqueray é destilado 4 vezes a partir de grãos, ervas e especiarias selecionadas manualmente provenientes da Itália, com água puríssima no qual é dada uma enorme atenção ao processo de produção e qualidade.
Outra grande diferença do gin Tanqueray é que são utilizados ingredientes frescos na destilação e não secos como é usual nas demais marcas de gin. Dessa forma é obtido um sabor mais fresco e natural.
Após isso, o gin amadurece 18 meses na Escócia, antes de ser engarrafado na Inglaterra de onde segue para o mundo afora.
Dentre os maiores players do mercado que notamos como Befeeater, Tanqueray e Bombay Sapphire o Gin Tanqueray é o que possui maior teor alcóolico, sendo vendido no Brasil com a graduação alcóolica de 47,3%.
Tanqueray é uma marca vendida pela Diageo, o que também o torna uma das marcas de gin mais famosas no mundo por ser vendido pela maior exportadora de bebidas. Somente o Tanqueray já está presente em 120 países
Curiosidades da Marca.
- Atualmente a receita de Tanqueray é guardada a 7 chaves e somente 4 pessoas no mundo conhecem a formula completa. Mesmo sabendo que existem 4 ingredientes chaves na produção de gin Tanqueray que é zimbro, coentro, angélica raiz, alcaçuz não sabemos os demais ingredientes secretos.
- Existem lendas nos Estado Unidos que gin Tanqueray foi a primeira bebida a entrar na casa branca depois da lei seca.
-
O Momento Ideal de Abrir o Bar:
-
Como calcular a quantidade de bebidas para sua festa
-
Como harmonizar as comidas com as bebidas do casamento!
-
Escolhendo o estilo perfeito para o bar do seu casamento: Tendências e Inspirações