Caipirinha

  • por

Está claro para todos que a mistura perfeita de um drink está respresentada na nossa caipirinha.

Cachaça, limão, gelo e açucar é o que compõe nosso famoso drink brasileiro! Mais e ai? Você sabe como surgiu a caipirinha e por que ela é tão importante?

Bom, para começarmos a entender isso, antes precisamos conhecer sua história!

De acordo com o instituto Brasileiro da cachaça (IBRAC) a caipirinha surgiu em 1908, durante o período da gripe espanhola. Dentre as possiveis regiões de sua criação destacam-se os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Alguns historiadores dizem que a caipirinha surgiu em São Paulo, como um remédio. Na realidade a população costumava beber um remédio caseiro que era composto por limão, alho, mel e cachaça, os estudos apontam que a região com a maior presença desses remédios era no interior e os ” caipiras” foram os responsáveis por criar essa mistura. Nesse caso, a cachaça era apenas um meio de diluir esse medicamento. Com o passar dos tempos, parou de usar o alho, já o mel foi substituído pelo açúcar por ter um preço mais acessível.

Outra historia bastante conhecida é que a caipirinha pode ter sido criada por grandes donos de terras agrícolas, para ser servida em jantares e eventos importantes. A cachaça de qualidade já era produzida na região e foi a escolhida para ser o brilho deste drink.

Além dessas histórias existe a possíbilidade da caipirinha ter sido criada em Paraty (RJ).

Os marinheiros já tinham acesso a uma cachaça de boa qualidade e as levavam dentro dos navios! Em periodos onde eles passavam muito tempo no mar, os mesmos acabavam sofrendo com a ausência de vitamina C, pois nem sempre podiam levar alimentos frescos. Desta forma os marinheiros consumiam a caipirinha para combater o escorbuto, doença comum entre os marinheiros pela ausência de vitamina C.

Com isso a caipirinha foi se popularizando passando dos marinheiros em seus barcos para bares e restaurantes.

Bom, além da mistura maravilhosa que este drink leva, a caipirinha se destaca pois ela representa a cultura de um povo. Ultilizando um destilado nacional ele é um show a parte!

Sendo o 3º drink mais consumido no Mundo. Com sua grande popularidade ela foi catalogada no (IBA) Associação Internacional de Bartenders, já que assim, um decreto caracterizou a receita como brasileira e definindo um método de preparo.

Para fazermos uma legítima caipirinha devemos ter em mão:

  • 1 limão tahit.
  • Açucar cristal refinado.
  • Cachaça branca de alambique de boa qualidade.
  • Gelo

Em um copo de caipirinha iremos colocar primeiro o limão cortado em cubos e sem o miolo. Posicionando o limão com a parte de dentro para cima, iremos adicionar 1 colher de açucar, e ‘socar’ com bastante delicadeza até extrair o suco do limão. Após isso adicionaremos gelo e por fim 50 ml da nossa deliciosa cachaça branca de alambique. Iremos mexer nosso drink e serviremos com um canudo para que o cliente também mexa o drink.

Temos então uma legitma caipirinha em mãos.

Mas quando mudamos de fruta da caipirinha, ela ainda é uma caipirinha?

Confira esse conteúdo que preparamos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *